O canal de notícias do seu quadradinho!

Outubro Rosa: novas carretas ampliam atendimento à saúde da mulher em quatro estados

Com as novas unidades, o programa soma 28 carretas em operação neste Outubro Rosa, levando atendimento especializado a regiões com menor oferta de serviços de saúd

|

O programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, lançou nesta sexta-feira (17) seis novas carretas da saúde da mulher. As unidades móveis vão oferecer consultas, exames, biópsias e diagnóstico de câncer de mama e colo do útero em municípios do Ceará, Paraíba, Paraná e Rondônia.

Com as novas unidades, o programa soma 28 carretas em operação neste Outubro Rosa, levando atendimento especializado a regiões com menor oferta de serviços de saúde. A meta é realizar mais de 130 mil procedimentos em 22 estados, priorizando a prevenção e o diagnóstico precoce de dois dos tipos de câncer que mais atingem mulheres no Brasil.

“Nosso compromisso é levar resultados concretos para todos os brasileiros, em todas as regiões. As carretas do Agora Tem Especialistas são um passo importante nessa jornada, levando atendimento até onde a população está. Neste Outubro Rosa, mais de 42 mil pacientes do SUS serão atendidas dentro das unidades móveis”, destacou o secretário executivo e ministro da Saúde em exercício, Adriano Massuda.

Estrutura e funcionamento

As novas carretas iniciaram os atendimentos em Russas (CE), Juazeiro do Norte (CE), Campina Grande (PB), Patos (PB), Arapongas (PR) e Porto Velho (RO). Desde o início de outubro, outras 15 unidades já atuam em cidades de 13 estados, entre eles Amazonas, Acre, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Goiás.

Cada carreta é equipada com consultório ginecológico climatizado, sala de exames, área de pequenos procedimentos, central de esterilização e espaço de espera externo com tenda climatizada e capacidade para até 60 pessoas. As equipes são formadas por médicos, enfermeiros, técnicos e agentes do cuidado, garantindo atendimento completo e humanizado.

Entre os serviços oferecidos estão mamografia, ultrassonografia mamária, punção e biópsia de mama, colposcopia, exames anatomopatológicos, procedimentos terapêuticos e ultrassonografias pélvica e transvaginal.

Expansão da saúde especializada

O investimento federal para essa etapa do programa é de R$ 18,9 milhões. As secretarias estaduais e municipais de saúde são responsáveis por definir e agendar as pacientes atendidas, conforme os critérios de regulação locais.

A iniciativa faz parte dos dez eixos do Agora Tem Especialistas, que tem como meta implantar 150 carretas em todo o país até 2026. O programa também prevê a contratação de novos médicos, realização de mutirões de exames e cirurgias, além da criação de supercentros de diagnóstico e aquisição de 121 aceleradores lineares até o próximo ano.

Com essas ações, o governo federal busca fortalecer o atendimento especializado do SUS e reduzir o tempo de espera por consultas e diagnósticos, especialmente em regiões mais afastadas dos grandes centros urbanos.

Leia também

spot_imgspot_img