A governadora em exercício do DF, Celina Leão, indicou Edison Garcia para assumir a presidência do Conselho de Administração do Banco de Brasília (BRB). Ele deve substituir Marcelo Talarico, que resistia à troca e queria cumprir o mandato até o fim.
A indicação foi formalizada por meio de ofício. A assembleia geral extraordinária dos acionistas, que vai tratar da destituição, está marcada para 5 de fevereiro. Já no dia 19, o conselho se reúne novamente para eleger os novos membros do Consad.
Além de Edison Garcia, Celina também indicou outros dois nomes para o colegiado: Joaquim Lima de Oliveira, no lugar de Luis Fernando de Lara Resende, e Sérgio Ricardo Miranda Nazaré.
Mudanças no BRB
O Conselho de Administração é uma instância importante e independente dentro do BRB. Cabe ao colegiado definir atribuições, fiscalizar a atuação da diretoria e das subsidiárias, além de analisar relatórios, contas e aprovar a nomeação de executivos.
Desde que Nelson Antônio de Souza assumiu a presidência do banco, em novembro de 2025, o BRB vem passando por mudanças nos principais cargos. A posse ocorreu logo após a Operação Compliance Zero, que investiga suspeitas de fraude em carteiras de crédito adquiridas do Banco Master.





