O Distrito Federal registrou a menor taxa de inscrições confirmadas para o Enem 2025 entre os estudantes da rede pública na região Centro-Oeste. De acordo com dados do Inep, apenas 66,5% dos alunos concluintes do ensino médio nas escolas públicas do DF tiveram a inscrição validada. A média regional é de 75,6%.
Dos 23.919 estudantes que deveriam participar da prova, apenas 15.912 confirmaram a inscrição. O número é inferior ao de estados vizinhos, como Goiás, que teve 91,4% dos inscritos confirmados, Mato Grosso, com 73%, e Mato Grosso do Sul, com 67,9%.
O baixo índice acende um alerta para a adesão dos estudantes da rede pública do Distrito Federal ao principal exame de acesso ao ensino superior no país. Especialistas apontam que o resultado pode refletir falta de incentivo, dificuldades de acesso às inscrições e desmotivação dos alunos em relação ao exame.
O Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, com início das provas às 13h30, no horário de Brasília. O exame é utilizado como principal porta de entrada para universidades públicas e privadas em todo o Brasil, além de programas como o Sisu, Prouni e Fies.





